terça-feira, 30 de abril de 2013


PROJETO CUIDANDO DE QUEM CUIDA DE MIM
TEMA:CUIDANDO DE QUEM CUIDA DE MIM
PERÍODO:22.04.13 / 13.05.13
JUSTIFICATIVA:A família é o primeiro grupo no qual a criança faz parte,precisamos resgatar esse valor ético entre filhos e mães dando ênfase ao seu valor materno e valorizando o seu trabalho,que muitas vezes esse papel é desempenhado por  outros membros da família.
OBJETIVOS:
-Valorizar a figura materna;
-Explorar  relações de afetividade,obediência,respeito e alegria;
-Identificar  características físicas da mãe;
-Valorizar as mães adotivas;
-Desenvolver motricidade fina,vivenciando movimentos de rasgadura,pintura e colagem,
-Desenvolver motricidade ampla através de atividades de equilíbrio, agilidade destreza,freio inibitório e lateralidade;
-Desenvolver raciocínio lógico matemático,expressão oral e corporal por meio da dança,música e dramatizações;
-Desenvolver a coordenação motora,percepção auditiva e  visual das crianças;
PROPOSTA DE ATIVIDADES
-Atividades no ginásio;
-Histórias;
-Brincadeiras;
-Desenho minha mãe é assim;
-Entrevista;
-Recorte das profissões;
-Cartas das mãozinhas;
-Apresentação;
-Confeccionar lembrança para mães;
-Passeio;















segunda-feira, 29 de abril de 2013

EMEI SANTA RITA DE CÁSSIA

Professoras Joara Weide Daniel e Estagiária Vanusa Da Costa dos Anjos, responsáveis pelo Pré A desenvolvem vários projetos para ensinar brincando. Parabéns!

Projeto Pré A

Tema: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Justificativa: Com o seguinte projeto alimentação saudável e o índio propõe-se que os alunos compreendam a importância da colaboração dos hábitos alimentares dos índios em nossa alimentação e assim proporcionar experiências significativas, encaminhando-se sempre para hábitos alimentares saudáveis.

Objetivos:
.Desenvolver motricidade fina e ampla;
.Estimular percepção de espaço, sentido e direção;
.Desenvolver percepção auditiva e visual;
.Desenvolver linguagem e expressão;
.Socializar;
.Desenvolver agilidade;
.Desenvolver habilidade de ouvir e seguir ordens;
.Observar;
.Agrupar;
.Ouvir e interpretar canções, filmes e histórias;
.Desenvolver memória;
.Desenvolver esquema corporal.

Propostas de atividades:

.Carimbo de frutas e legumes;
.Fantoches;
.Coleção de frutas;
.Teatros;
.Brincadeiras de alerta;
.Modelar;
.Recorte e colagem frutas e legumes;
.Instrumentos musicais;
.Histórias;
.Corrida das colheres;
.Dança da cadeira;
.Dominó gigante;
Jogo da memória;
.Jogo de quebra-cabeça;
.Brincadeira telefone sem fio;
.Boliche do Índio e das frutas;
.Corrida do saco.









quinta-feira, 25 de abril de 2013

EMEI SANTA RITA DE CÁSSIA



EMEI SANTA RITA DE CÁSSIA, Maternal B com as professoras: Juliana Cella e Daiane Lidiane Ziemann, desenvolvendo projetos para ensinar brincando.
 
PROJETO: HIGIENE E SAÚDE

PERÍODO: 1 mês

JUSTIFICATIVA:
                A importância da construção de hábitos de higiene se dá início na infância, pois devemos ensinar as crianças que devemos cuidar do próprio corpo para promovera saúde e a auto-estima.
                Através de uma aprendizagem efetiva com atividades que envolvam a participação dos alunos de uma forma lúdica, faz-se o seguinte projeto. 

OBJETIVOS:
-Ensinar e estimular hábitos de higiene pessoal;
-Identificar e promover a utilização dos objetos de higiene pessoal;
-Demonstrar a importância dos cuidados com o corpo e da higiene para a saúde;
-Conhecer formas eficientes de realizar a higiene;
-Desenvolver atenção, equilíbrio, freio inibitório, agilidade, motricidade ampla e fina;
-Perceber a importância da escovação dos dentes após as refeições;
-Estimular para a prática correta de tomar banho, escovar os dentes;
-Reconhecer a importância da limpeza do ambiente doméstico e escolar;
-Reconhecer os costumes e hábitos indígenas;
-Despertar o respeito à cultura indígena;
ATIVIDADES PROPOSTAS:

-Histórias;
-Canções;
-Vídeos;
-Brincadeiras;
-Conversa informal sobre higiene e dia do índio;
-Saco surpresa com embalagem e rótulos;
-Quebra – cabeça;
-Confeccionar uma boca gigante com sucata para aprender a escovação;


-Confeccionar livro sobre a higiene;
-Desenho com creme dental;
-Recorte de revistas e colagens;
-Colagem de palitos de fósforo;
-Desenho;
-Mural com produtos de higiene;
-Pintura de rosto;
-Brincar com argila;




 Confeccionando a boca gigante


 Aprendendo a escovar corretamente.


 Rodinha de conversação.
 Higiene dos cabelos.
 Tomando um banho gostoso.
  
Saco surpresa de rótulos, utilizados na higiene.
 
 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

EMEI ABELHINHA FELIZ


PROJETO COMER  COMER
TEMA:ALIMENTAÇÃO
PERÍODO:01.04.13 / 22.04.13
JUSTIFICATIVA:Tendo em vista o quadro mundial de crianças mal alimentadas e que se alimentam só com alimentos industrializados é preciso falar para nossas crianças como está alimentação inadequada faz mal para a saúde,visando orientá-las,para que sejam capazes de valorizar as frutas,legumes,verduras,assim como  alimentação saudável e balanceada,oferecida pela EMEI,também globalizando com o dia do índio,sua alimentação e seus hábitos saudáveis,tendo como ponto de partida, a alimentação dos dias atuais,justifica-se assim o presente projeto.
OBJETIVOS:
-Reconhecer o diferentes tipos de alimentos;
-Reconhecer a importância de uma boa alimentação e sua origem;
-Identificar  a alimentação do índio;
-Conhecer  derivados de diversos alimentos;
-Reconhecer a história dos índios;
-Desenvolver habilidades de ouvir e seguir ordens;
-Desenvolver motricidade fina,vivenciando movimentos de rasgadura,pintura e colagem,
-Desenvolver motricidade ampla através de atividades de equilíbrio, agilidade destreza,freio inibitório e lateralidade;
-Desenvolver raciocínio lógico matemático;
-Desenvolver hábitos de higiene;
PROPOSTA DE ATIVIDADES

-Atividades de rotina;
-Histórias;
-Canções;
-Atividades no ginásio
-Passeio;
-Recorte e colagem;
-Mural;
-Modelagem;
-Pintura;
-Brincadeiras;
-Desenho;
-Preparo e degustação de alimentos;
TURMA DO BERÇÁRIO COMEMORA O DIA DO ÍNDIO...















terça-feira, 16 de abril de 2013

EMEI TITICO REALIZA PROJETO CONHECENDO O BRASIL ATRAVÉS DE HISTÓRIAS.

PROJETO CONHECENDO O BRASIL ATRAVÉS DE HISTÓRIAS

INTRODUÇÃO:

            Leitura é fundamental para o ser humano, todos deveriam ler para conhecer mais. O livro é uma ótima fonte de conhecimento até mesmo para os que ainda não sabem ler. No mês de abril comemora-se o dia do livro e outras duas datas que merecem ser trabalhadas devido a sua importância: o dia do índio e o descobrimento do Brasil.

JUSTIFICATIVA:

            Trabalhar com historias permite as crianças a viajar pelo mundo, por isso que o livro é importante. Dentro deles encontramos diversas histórias reais e fictícias por isso durante este mês será trabalhado e enfatizado costumes  indígenas e alguns fatos do descobrimento do Brasil.

OBJETIVOS:


  •    Expressar-se verbalmente, comunicando-se com clareza; considerando a faixa etária;
  •     Criar, reproduzir e narrar histórias com seqüência lógica, com ou sem livro, individual ou coletivamente;
  •   Expressar-se através de canções, teatro, imitação de cenas e dramatização de situações cotidianas
  •   Produzir relatos em conversas informais e experiências cotidianas; descrevendo descrição de cenas, pessoas, objetos e fatos;
  •      Desenvolver linguagem, ampliando o vocabulário, mediando autocorreção da pronúncia, articulação e concordância das palavras em conversas informais,
  •       Reconhecer diferentes gêneros textuais (canções, histórias, poesias, quadrinhas, piadas, adivinhações, provérbios, rodas cantadas, receitas);
  •    Desenvolver habilidade de ouvir, compreender e executar ordem;
  •     Diferenciar imagem, desenho e escrita;
  •     Ampliar o raciocínio através da atenção e observação fazendo associações e interpretações a cerca de situações cotidianas;
  •   Explorar diferentes texturas (tinta, sucata, argila, massinha, giz de cera, lápis de cor, canetões...);
  •    Desenvolver motricidade fina e ampla;
  •    Estabelecer a organização espacial e temporal;
  •  Conhecer e explorar objetos considerando diferentes atributos (cor, tamanho, espessura, forma, quantidade, textura, sabor, odor, som, ou peso);
  • Estabelecer relação de semelhanças e diferenças nas diversas situações do cotidiano;
  •   Reconhecer formas, cores, tamanhos, posições, velocidade, intensidade, através de material concreto;
  • Desenvolver lateralidade e motricidade ampla e fina, através de equilíbrio, agilidade, destreza, força e freio inibitório;
  •  Realizar atividades físicas, jogos, brincadeiras, danças e movimento;
  •  Expressar-se através de dramatização, por meio de jogos teatrais dramáticos, por meio de jogos teatrais e simbólicos;
  •  Conhecer e explorar a linguagem utilizada na linguagem gráfica (cartaz, imagem, mural, panfletos, fotografias dentre outras).
  •   Participar em jogos, brincadeiras e dramatizações que envolvam a dança, a improvisação e a expressão, associadas a diferentes percepções sonoras e ritmos;
  •  Despertar o gosto e o prazer pela música;
  •    Conhecer símbolos nacionais.


ATIVIDADES:

·         Contação de histórias;
·         Colagem de papel picado;
·         Colagem de palitos de fósforos;
·         Confecção de objetos indígenas;
·         Músicas infantis;
·         Confecção de painéis;
·         Realização de passeios;
·         Desenhos livres e orientados;
·         Contagem de histórias por parte dos alunos;
·         Brincadeiras antigas;
·         Conhecimento de alimentação indígena;
·         Rodas de conversas;
·         Observação de mapas, bandeira e outros símbolos nacionais.
 CONFECÇÃO DE CHAMADINHA MATERNAL B

 DESENHO O ÍNDIO MATERNAL A


 CONFECÇÃO DE COLAR DO ÍNDIO MATERNAL B




ATIVIDADE MÚSICA 1, 2, 3... INDIOZINHOS...
IAM NAVEGANDO  PELO RIO ABAIXO...
PRÉ A